Web Design

Golzinho Rider

PELADA 3x3 NA PRAIA

Resultado

O futebol brasileiro popularizou-se a partir de 1920, e, para isso, entre outros fatores, a contribuição das chamadas “peladas de rua” foi decisiva. Quem nunca jogou na rua?

Entretanto, com o crescimento das cidades e a inevitável ocupação dos espaços urbanos, as peladas de rua foram perdendo seus “campos” e os nossos craques oriundos da rua foram se tornando raridade, passando a tarefa da formação de novos jogadores quase exclusivamente para os clubes. No final da década de 1980 surgiram algumas competições alternativas, em diferentes formatos e com regulamentações próprias – entre elas o “golzinho”, com regras apropriadas para cada evento.

Algumas competições de golzinho eram realizadas em campos demarcados por chinelos ou tijolos, com metas de tamanho máximo de 4 pés, visando dificultar o objetivo de fazer gol no adversário. Só era permitido jogar descalço e a falta só era marcada quando um jogador derrubava o adversário ou o golpeava de maneira violenta. Uma das principais características dos chamados golzinhos era que os jogos nunca terminavam, pois com frequência passava algum carro e deslocava os chinelos ou quebrava os tijolos.